Morfemas
-Radical
-Afixos
-Vogal Temática
Introdução:
Este trabalho possui como principal objetivo conceituar morfemas presentes na Língua Portuguesa. Iremos enfocar principalmente nos Radicais, Afixos e Vogais Temáticas. Mostrando suas funções dentro das palavras Chama-se morfema a unidade mínima significativa ou dotada de significado que integra a palavra.
Dados de Identificação:
Escola: E.M.E.F. Nossa Senhora das Graças
Data: 30/03/12
Disciplina: Língua Portuguesa
Nomes: Lucia Porto de Godoy, Taís Leite, Andressa M. Lucas.
Turma: 81
Radical
O radical é a parte da palavra responsável por sua significação principal. Aquilo que permanece intacto, quando a palavra for modificada.
Observe as seguintes palavras:
Escol-a
Escol-ar
Escol-arização
Escol-arizar
Sub-escol-arização
Há um morfema comum a todas as palavras que estamos analisando: -escol-. É esse morfema comum – o radical – que faz com que as consideremos palavras de uma mesma família de significação.
Obs: Em se tratando de verbos, descobre-se o radical, retirando-se a terminação AR, ER ou IR.
Afixos
Como vimos, o acréscimo do morfema –ar cria uma nova palavra a partir de –escola. De maneira semelhante, o acréscimo do morfema –arização criou escolarização. Esses morfemas recebem o nome de afixos. Os afixos são elementos que se juntam aos radicais para formação de novas palavras. Eles podem ser: PREFIXOS – quando colocado antes do radical.
Exemplos:
Anticristão
Arcebispo
Refazer
Embarcou
Desconfortável
SUFIXOS – quando colocado depois do radical.
Exemplos:
Plantação
Livraria
Globalização
Prefixos e sufixos, além de operar mudança de classe gramatical, são capazes de introduzir modificações de significado no radical a que são acrescentados.
Vogal Temática
É essa vogal que permite a palavra de sofrer flexões e também indica a conjugação a que o verbo pertence. Sua função é ligar-se ao radical, constituindo o chamagddo tema. É ao tema (radical + vogal temática) que se acrescentam as