Morfemas
RADICAL – é o morfema que funciona como o segmento lexical da palavra, geralmente se repetindo em todas ou na maioria das palavras daquela família. Temos como exemplo as palavras pedra, pedreira, pedregulho e empedrar que possuem o mesmo radical pedir. Vale ressaltar que nem sempre o radical permanece intacto, na maioria dos casos sofre alterações por conta da evolução sofrida pela língua.
VOGAL TEMÁTICA – é o morfema que caracteriza nomes e verbos quando não são flexionados, ou seja, quando estão estanques. Tem como função preparar o radical para ser acrescido pelas desinências e também indicar a conjugação a que o verbo pertence.
Exemplo: cantar, vender, partir.
No caso dos nomes, a vogal temática aparece quando não há variação de gênero ou de número: poeta, casa, corpo, livro, dente, ponte. São elas as letras A, E e O. No caso dos verbos, servem para indicar a qual das três conjugações tal verbo pertence: A (primeira conjugação), E ou O (segunda conjugação) e I (terceira conjugação). TEMA – quando juntamos o radical à vogal temática formamos o tema da palavra. É o radical com a presença da vogal temática.
Exemplo: choro, canta.
AFIXOS São elementos que se juntam aos radicais para formação de novas palavras. Os afixos podem ser:
PREFIXOS – quando colocado antes do radical;
SUFIXOS – quando colocado depois do radical
Exemplo: Pedrada, Inviável, Infelizmente.
Existem, pois, três