Fichamento Capítulo 1 - Historia da Arte Gombrich
Aluno: Michael de Andrade
GOMBRICH, Ernest H. A História da Arte. 15ª edição. Rio de Janeiro: LCT, 2000.
Capitulo 01
“O sentimento ali expresso é tão poderoso e tão claro que reproduções dessa obra podem ser encontradas em capelas de beira de estrada e em remotas casas camponesas cujos moradores nada entendem de arte.”(p.23)
Arte tem essa expressão de sentimento que nos cativa por essa razão não podemos desprezar uma obra mesmo que seja difícil de entendimento e não quereres entende-la.
“Querem admirar a perícia do artista em representar as coisas tal como elas as veem.”(p.24)
Nas pinturas que muitas vezes parecem reais não que essa seja uma consideração que tenha importância e habilidade para uma reprodução fiel do visível pois são por certo de grande admiração de grandes artista do passado na execução de suas obras.
“Na verdade, Rembrandt era dotado de tal poder de magia, que, com alguns traços do seu giz, nos transmite a sensação da pele rugosa e grossa do elefante.”(p.25)
Pois o grande Rembrandt que com seus traços de seu giz procurou da o máximo de realismo quando desenhou a pele do elefante como se pode ver na (Fig. 10 p.25)
“A outra é que nunca devemos condenar uma obra por estar incorretamente desenhada, a menos que tenhamos a mais profunda convicção de que nós estamos certos e o pintor, errado.”(p.27)
Isso demostra que a pessoa nunca pode querer saber mais o artista pois uma pessoa leiga no assunto da arte muitas vezes o artista faz uma pintura como a que vemos de um galo na (Fig. 12 p.27) onde Pablo Picasso desenhou um galo com uma expressão de espanto que se agente olhar percebe que está algum errado que pois o pintor quis mostra que a arte tem suas diferencia coisa que só podemos buscar na natureza.
“Não existe maior obstáculo á fruição de grandes obras de arte do que a nossa relutância em descartar hábitos e preconceitos.”(p.29)
Numa pintura que muita vezes representa de modo imprevisto um tema e que muitas vezes e condenada