Atividade 1
HISTÓRIA DA ARTE
ERNEST GOMBRICH
FICHAMENTO
INTRODUÇÃO
Nada prejudica a qualquer atividade dar o nome de arte, pois os homens que viviam nas cavernas praticavam isto na nossa antiguidade com itens totalmente arcaicos como a terra etc. Depois de um tempo houve a evolução e o homem partiu para instrumentos mais modernos. Mais temos que saber diferenciar o que é arte com o maiúsculo do que é arte com o minúsculo. Pois para cada ser humano existe uma interpretação e um significado diferente do conceito do que é arte e que seu conceito está ligado a tempo e lugar, e que arte não é somente aquilo que agrada o olhar, e por isso se deve ter cautela a avaliar uma obra antes de critica-la. as pessoas tem uma propensão natural para julgar arte somente aquilo que consideram belo,e que isso acaba se tornando um obstáculo na apreciação de uma obra. Para Gombrich não existia razões erradas para se gostar de uma estátua ou de uma tela. Alguém pode simplesmente gostar de uma certa paisagem porque ela lhe recorda a terra natal ou de uma retrato porque lhe lembra um amigo.
Muitas pessoas apreciam obras de paisagens já que todos nós gostamos de beleza na natureza e somos gratos aos artistas que a preservaram em suas obras, ou seja, apreciamos o que já temos na realidade.
Não podemos ser preconceituosos com determinadas obras já que a beleza é que gostos e padrões do que é belo variam imensamente de pessoa para pessoa. Muitas vezes temos uma mesma obra diríamos mais com sensibilidade diferente como nas obras sobre anjos de Melozzo da Forli e de Hans Memling que o autor Gombrich gostava de ambas mais o povo preferiu a de Melozzo.
O que faz gostarmos de uma pintura é uma figura com expressividade é este o fator determinante para aprovarmos ou detestarmos ela.
Segundo Gombrich o ser humano gosta que suas obras possuam características reais mostrando muitas vezes até agressividade.
Embora esses consumidores de arte não critiquem a arte. Os que