DROGAS
Drogas
Tabaco
É a causa exógena mais comum de câncer em humanos, sendo responsável por 90% dos cânceres de pulmão. O principal culpado é o cigarro, mas o tabaco sem fumaça também é nocivo à saúde e constitui uma importante causa de câncer oral.
As doenças mais comuns causadas pelo tabagismo envolvem o pulmão e são: Câncer de Pulmão, Bronquite crônica, Enfisema Pulmonar e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. A Aterosclerose sistêmica e Infarto do Miocárdio também são doenças comumente associadas ao uso do tabaco. Outras doenças também ser ocasionadas, porém com menos frequência, como Câncer na Cavidade Oral, Câncer de Laringe, Câncer de Esôfago, Úlcera Péptica, Câncer de Pâncreas e Câncer de Bexiga. Veja a imagem abaixo. A nicotina, um alcaloide contido nas folhas de tabaco, não é uma causa direta das doenças relacionadas ao tabaco, mas causa vício. Sem a nicotina, seria fácil para os fumantes pararem de fumar. Ela se liga aos receptores do cérebro e provoca a liberação de catecolaminas, as quais causam o aumento da frequência cardíaca e da pressão sanguínea, assim como o aumento da contratilidade e do débito cardíaco.
Tabagismo e Câncer
Os agentes do cigarro possuem um efeito irritante direto na mucosa traqueobrônquica, produzindo inflamação e aumento da produção de muco. Também causa recrutamento de leucócitos, aumento na produção de elastase e lesão ao tecido subsequente, levando a enfisema, uma doença pulmonar obstrutiva crônica caracterizada pela dilatação excessiva dos alvéolos pulmonares, o que causa a perda de capacidade respiratória e uma oxigenação insuficiente, que nesse caso ocorre pela destruição das fibras elásticas do pulmão pela ação da elastase.
Os componentes do cigarro são cancerígenos potentes em animais e humanos e estão diretamente envolvidos no desenvolvimento de câncer de pulmão em humanos. Os CYP e as enzimas de fase II aumentam a