Drogas
Sensação, Percepção e Atenção /
Drogas
Dezembro, 2012
Índice Introdução 3 Contextualização histórica 4 Portugal no Eurobarómetro «Atitudes dos jovens em relação às drogas» 5 Comportamentos e atitudes em relação às drogas 5 O que é a droga? 10 Drogas Prescritas 14 Krokodil 15 Oxi 15 O processo de desintoxicação 15 The Doors of Perception – Aldous Huxley 16 Os Filhos da Droga- Christiane F. 18 Conclusão 19 Bibliografia 20
Introdução As drogas podem ser divididas em duas categorias, as drogas legais ou lícitas e as drogas ilegais ou ilícitas. As drogas legais ou lícitas são drogas aceites social e culturalmente. Este tipo de droga mantém a liderança do consumo da sociedade, sendo exemplos desta o álcool e o tabaco. Alguns medicamentem também são considerados drogas lícitas se forem comprados sob receita médica. As drogas ilegais ou ilícitas são drogas cujo porte, compra, comercialização ou plantação constituem ilícitas penas. Usualmente, os traficantes têm penas mais pesadas do que os consumidores não traficantes. Neste trabalho, o nosso objectivo é abordar as drogas ilícitas, apontando os vários tipos de droga existentes, bem como os seus efeitos nos comportamentos humanos.
Contextualização histórica
O uso da droga é tão antigo quanto o ser humano. Porém a transformação desse uso e dos seus significados é que vem acompanhando as transformações da humanidade.
À medida que os seres humanos foram dominando o uso de plantas para a alimentação e para a medicina, os seus efeitos diretos e indiretos também foram descobertos "ao sentir os seus efeitos mentais, passaram a considerá-las plantas divinas", isto é, quem as ingerisse recebia mensagens divinas. Assim, em culturas indígenas de vários países o uso dessas plantas alucinogénias têm esse significado religioso.
Esse uso divide-se em dois tipos básicos. Os alucinogénios, que alteram a