drogas
Mariana de Souza Cruz nº 37 3ºC
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO
Pode-se afirmar que as drogas lícitas, como por exemplo, álcool e tabaco são as primeiras drogas experimentadas pelos jovens, em geral muito precocemente e sem limite de doses. E assim o usuário que se torna dependente do álcool passa a buscar efeitos mais intensos nas drogas ilícitas. Esse dado é confirmado por pesquisas acadêmicas realizadas no Brasil e em outros países, e a partir desses usos que contribuem com o mercado das drogas.
2. DROGAS LICITAS
As drogas lícitas são substâncias que podem ser produzidas, comercializadas e consumidas sem problema algum. Apesar de trazerem prejuízos aos órgãos do corpo são liberadas por lei e aceitas pela sociedade. É considerada droga lícita qualquer substância que contenha álcool, nicotina, cafeína, medicamentos sem prescrição médica, anorexígenos e outros.
3. DROGAS ILICITAS
As drogas ilícitas são substâncias proibidas de serem produzidas, comercializadas e consumidas. Em alguns países, determinadas drogas são permitidas sendo que seu uso é considerado normal e integrante da cultura. Tais substâncias podem ser estimulantes, depressivas ou perturbadoras do sistema nervoso central, o que perceptivelmente altera em grande escala o organismo. São drogas ilícitas: maconha, cocaína, crack, ecstasy, LSD, inalantes, heroína, barbitúricos, morfina, skank, chá de cogumelo, anfetaminas, clorofórmio, ópio e outras.
4.FLUXO DE DROGAS
O tráfico internacional de drogas começou a expandir-se a partir da década de 1980. Esse desenvolvimento está estreitamente ligado à crise econômica mundial. O narcotráfico é produzido em escala global, desde o cultivo em países subdesenvolvidos ate