Droga
1. Introdução
2. A história sobre droga
3. A droga no contexto da medicina legal
3.1. Classificação das drogas e efeitos físicos e mentais
3.2. A dependência física e psíquica
4. A transmissão das doenças infecto-contagiosas
5. A criminalidade relacionada com a droga
6. Droga na perspectiva legal
7. Conclusão
8. Bibliografia
1. Introdução
O tráfico e consumo das drogas ilegais representam um grande desafio para todos os Estados no mundo, uma vez que esteja em causa uma ameaça a saúde pública. Os estudos sobre as drogas têm demonstrado diferentes motivações para uso de drogas. O alívio da dor e a busca de prazer, são motivações que leva uma pessoa a consumir a droga.
Antigamente, usos das drogas faziam parte de hábitos sociais e ajudaram a integrar as pessoas na comunidade, através de cerimónias, rituais e festividade.
Hoje em dia, tais costumes já não existem em consequência das grandes mudanças sócio-económicas. Características da modernidade, como alta concentração urbana ou o poder dos meios de comunicação, modificaram profundamente as interacções sociais. No decorrer desse processo o uso de drogas vem se intensificado. Os factores de risco relacionados ao abuso de drogas são maiores para certas pessoas consoantes as suas condições de vida. Assim, o uso de drogas é mais inclinado para as pessoas que não têm conhecimento adequada sobre a droga e os seus efeitos, as pessoas que não estão satisfeitas com a sua qualidade da vida, e as pessoas que têm acesso mais fácil a droga. A idade do consumidor também é um factor relevante no consumo de drogas. Normalmente, Os jovens adolescentes são mais faceis cair no mundo da droga. O consumo de drogas nos adolescentes começa com o tabaco e o álcool.
2. A história sobre a droga
Desde a primeira civilização até ao século XXI, os seres humanos têm consumido todo o tipo de drogas por motivos distintos, como religiosos, rituais, medicinas, hábito ou costume, ou apenas por