BPM Workflow
Especialização em Governança de TI
Fundamentos em Business Process Management/Workflow
Professor Richard Salvalaggio Schmitz
Gestão por Processos de Negócios e o Meio
Organizacional
Trabalho apresentado ao curso de
Especialização em Governança de TI da
Universidade do Sul de Santa Catarina –
UNISUL como parte das exigências da
Disciplina Fundamentos em Business
Process Management/Workflow.
DIEIMES DONATO S. DE SOUSA
Contagem
2013
1
Introdução
No início do século passado, Taylor introduziu, os conceitos de eficiência, especialização e medição do processo nas organizações. Com isso a especialização de atividades tornou-se uma necessidade das organizações, demandando a formação de especialistas em seus processos de negócio.
Os diversos movimentos que surgiram, desde então, não se revelaram eficientes para modificar a cultura do gerenciamento por funções nas empresas. Também não aprimoraram a relação entre as áreas de negócio das organizações com as de Tecnologia da Informação – TI. De modo geral, as áreas de operações nas organizações dependem de um ou mais processos, que utilizem tecnologia da informação.
A formalização dos processos se dá pelo desenvolvimento de modelos de processos de negócio, que levam em conta, entre outras dimensões: objetivos de negócios, métricas, fluxos, dados, integrações e relacionamentos entre áreas. Para
Hammer e Stanton (1995), os processos continuam sendo fragmentados e isolados em diferentes setores de organizações tradicionais. Por essa razão, permanecem difíceis de serem enxergados como parte de uma engrenagem, dificultando também o estabelecimento de mecanismos de gerenciamento e controle.
A partir dos anos 90 surgiram iniciativas relativas ao desenvolvimento e uso de sistemas de Workflow – Fluxos de Trabalho e em relação ao seu gerenciamento. Em decorrência da evolução destes sistemas surgiu o conceito de Gerenciamento de
Processos de