Fichamento técnicas de comunicação escrita
BLIKSTEIN, Izidoro. Técnicas de comunicação escrita. São Paulo: Editora Ática, 2003. 97p.
Cap. 1. "Quem não escreve bem... perde o trem!" .............................. 5
Resumo:
Neste capitulo o autor narra uma história onde um bilhete é escrito por um patrão à sua secretária. É um bilhete pedindo para que a secretária comprasse uma passagem de trem para a cidade do Rio de Janeiro às 08h00min do dia seguinte, no entanto quando a secretária lê o bilhete, entende seu pedido de maneira diferente do que seu patrão pensava ter escrito. Ocorreu uma grande confusão, o patrão perdeu o trem e perdeu seu cliente, pois não havia escrito com clareza seu bilhete.
Citações:
✓ “Se a pessoa não explicar direito o que é que ela quer, ninguém vai adivinhar, porque os pensamentos não estão grudados na testa da gente, eles estão dentro da nossa cabeça e nós temos de saber colocar para fora essas idéias. O senhor, por exemplo, queria que eu comprasse uma passagem, para o Rio de Janeiro, no trem das 8 da noite, cabina com leito, não é mesmo?”
✓ “Em primeiro lugar, se o senhor queria que eu comprasse uma passagem, o certo, então, era escrever: "compre uma passagem" ou "providencie uma passagem"! Segundo problema: o senhor não fala em cabina com leito, mas em lugar, ora, lugar é urna palavra que pode significar muita coisa, ao mesmo tempo: pode ser uma poltrona de 1.ª ou do 2.ª classe, no meio ou na ponta do vagão, do lado da janela ou do corredor, e pode ser até uma cabina com leito!”
✓ “Se o senhor observar bem o trecho "...me reserve, um lugar, à noite,..."
✓ “...vai ver que a ordem das palavras e, principalmente, a posição das vírgulas dão um duplo sentido à frase.”
✓ “...há uma primeira vírgula, separando a forma verbal reserve do objeto direto lugar, e como há uma segunda vírgula logo depois de lugar, o leitor do bilhete pode juntar reserve com a noite e pensar que, em vez de reservar um lugar