Fichamento técnicas de comunicação escrita
Itu - São Paulo
2012
BLIKSTEIN, Izidoro. Técnicas de comunicação escrita. 21a edição, São Paulo, Ática, 2005.
1
A história do gerente apressado Relata uma situação que pode ocorrer no dia-dia daqueles que tem pressa, assim se trata o desfecho do gerente apressado que ao escrever um bilhete com duplicidade de palavra acaba que obrigando Maria sua nova secretaria a inverter seu pedido de maneira errada.
“Maria: devo ir ao Rio amanhã sem falta.Quero que você me rezerve, um lugar, à noite, no trem das 8 para o Rio.Bem, acontece que Maria, a nova secretária, ao ler o bilhete [...] cheia de dúvidas, ficou pensando, pensando... Até que, finalmente, decidiu: foi, à noite, à estação ferroviária e reservou um lugar, para o dia seguinte, no trem das 8 h da manhã ” (p.5-6).
“- Passagem? Mas... que passagem? O senhor só pediu para reservar um lugar... [...] reservar se escreve com s e não com z [...] veja bem, o senhor até sublinhou, grifou duas vezes as palavras reserve e á noite, certo?” (p.7).
“Todo mundo na firma já está cansado do saber quo eu não gosto de viajar de avião, quo ou só viajo de trem noturno, que sempre me reservam uma cabina co-m leito, quo eu adoro viajar em cabina com leito [..] eu não sabia que o senhor só gostava de viajar de trem, e ainda mais de trem noturno, em cabina com leito. No bilhete, o senhor não disse nada disso. o senhor não conseguiu passar essa ideia para a minha cabeça, porque, pelo seu bilhete, eu entendi outra coisa” (p8-9).
“[...] Era escrever: compre uma passagem ou providencie uma passagem! [...] o senhor não fala em cabina com leito, mas em lugar, [...] significar muita coisa, ao mesmo tempo [...] terceira falha é a de sintaxe” (p.10).
“A frase tem dois sentidos. Minha cabeça foi pelo segundo sentido, - Mas, então, Maria, como é que eu deveria ter escrito esse bilhete, afinal? Maria: compre, para mim, uma passagem, em cabina com leito, no trem das 20h de amanhã (4ª feira),