Fichamento Quem nao escreve bem perde o trem
Curso: Ciências Contábeis – 1º Período
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Deyseane
Aluna: Hemily Souza Matrícula:
BLIKLSTEIN,L Izidoro . Técnicas de Comunicação Escrita. 21ª. São Paulo: Ática, 2005.
‘’ QUEM NÃO ESCrEVE BEM... PErDE O TEM!’’
Os capítulos em estudo apresentam técnicas para escrever e redigir uma mensagem clara e objetiva, discutindo os elementos que compõem o mecanismo da comunicação, enfatizando a produção de textos...
Capitulo 2: Segredos da Comunicação Escrita
“Para obtermos a colaboração ou a resposta necessária à nossa sobrevivência, devemos comunicar as nossas ideias, desejos ou necessidade aos nossos semelhantes, estimulando-os a produzir a resposta que satisfaça exatamente a essas ideias [...] por mais claro, lógico e brilhante que jugamos ser o pensamento elaborado em nossa mente, ocorre que, em muitas comunicações escritas, não conseguimos transmitir tal pensamento ao leitor.” ( P. 17-18).
“Segundo Segredo [...], escrever bem é tornar comum aos outros o nosso pensamento.” ( P. 20).
“A comunicação escrita tem, portanto, uma terceira função: a persuasão. Escrever bem é, também, persuadir.” ( P. 23)
Capitulo 3: Estrutura e Funcionamento da Comunicação
“ O remetente tem por função enviar uma mensagem ao destinatário, estimulando-o a produzir uma determinada resposta. O destinatário, por sua vez, ao ser estimulado pela mensagem, deverá produzir... a resposta esperada ou desejada pelo remetente.” (P.27)
“Conhecer o funcionamento das seis peças da estrutura da comunicação, a saber: remetente, destinatário, código, repertório, mensagem e veículo.” (P.58).
” Preencher as cinco condições para a descodificação eficaz: conhecer o código, usar código fechado, conhecer o repertório do destinatário, bem como o repertório do contexto cultural e profissional, e usar o veículo adequado.” (P. 58-59).
Tipo de