Papel do assistente social
É uma profissão interventiva que busca diminuir as disparidades sociais.
Um assistente social actua, através de pesquisas e análises de realidade social, na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que buscam a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social.
O trabalho do assistente social tem como objetivo visar e garantir direitos e assistência para a população desamparada, fazendo isso por meio de políticas sociais, de forma organizada e planejada, lutando contra os problemas das injustiças que podem acfetar os desamparados socialmente.
Entre os principais campos de actuação profissional de um assistente social estão:
Redes de serviços sociais do governo
Hospitais
Escolas/creches
Centros de convivência
Administrações municipais, estaduais e federais
Serviços de proteção judiciária
Conselhos de direitos e de gestão
Movimentos sociais
A atuação do Assistente Social no contexto do Terceiro Sector
Nesse processo, profissionais de diferentes áreas podem contribuir significativamente e, dentre estes , o assistente social tem importante actuação, considerando a sua especificidade profissional
Alguns requisitos são fundamentais a todos os profissionais que desejam atuar em organizações do Terceiro Scetor . Dentre estes, destacamos:
Ter um conhecimento básico sobre o que é o Terceiro Sector e as instituições que o compõem, bem como , mais especificamente, sobre a instituição onde irá desenvolver a sua ação: histórico, objetivos, missão, recursos, proposta de trabalho, dificuldades, possibilidades, limites, público alvo.
Ter a visão da totalidade institucional, conhecendo o ambiente interno e externo da organização e, principalmente, o papel que pretende cumprir naquele determinado momento histórico e pelo qual deseja ser reconhecida;
Ter a concepção clara de que população atendida pela instituição é constituída por sujeitos de direitos e