Fichamento
Autor:
O autor Izidoro Blikstein em seu texto TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO ESCRITA orienta de forma muito clara, objetiva e descontraída sobre como escrever bem. O autor utiliza histórias para exemplificar, ilustrações, gráficos, esquemas e resumos que auxiliam na compreensão do leitor.
Resumo
Capítulo 1:
Neste capítulo o autor conta-se a história do gerente apressado que manda um bilhete mal escrito para sua secretária e perde não só o trem como um importante negócio. Em seu bilhete o gerente apressado não explicou corretamente o horário do trem e provocou uma confusão. Sua secretária por sua vez entende o bilhete totalmente o contrário do que estava pedindo, pois não estava nada claro o que o patrão dela estava pedindo, assim começa uma confusão, pois ela foi à noite para reservar uma passagem para o outro dia às 8 da manhã para ele, e ele acaba perdendo o vôo, pois o que ele queria não era isso, e sim que ela comprasse uma passagem a ele para as 20 horas do outro dia numa reserva com leito.
Ela explica para ele que o bilhete que foi escrito não havia como entender direito, e que deve haver mais explicação quando se escreve, pois cada um tem um pensamento e pode interpretar da maneira que entender. Assim quem não escreve bem perde o trem!
Capítulo 2:
Neste capítulo o autor ensina vários segredos de se comunicar por escrito, algumas regras básicas para que não haja uma confusão novamente, pois você deve passar claramente ao leitor o que esta pedindo, não dando uma liberdade dele entender o que quer.
Os três segredos básicos são:
Primeiro, passar uma mensagem correta para o leitor para que ele leia e entenda corretamente.
Segundo: Escrever bem, para se comunicar bem para se tornar comum o que esta sendo escrito.
Terceiro: Escrever bem e persuadir, onde se deve haver algo que nos estimule a querer ajudar a pessoa, que tenha persuasão naquela escrita.
Ou seja, para escrever bem temos que