Fichamento - Teoria política feminista, hoje
Instituto de Ciência Política - IPOL
Introdução à Ciência Política
Docente: Carlos Machado
Discente: Mayra Dutra - 14/0028650
MIGUEL, Luis Felipe; BIROLI, Flávia. "Teoria política feminista, hoje" (introdução). MIGUEL, Luis Felipe; BIROLI, Flávia (orgs.). Teoria política feminista: textos centrais. Vinhedo: Horizonte, 2013.
O texto desenvolve uma introdução sobre o feminismo, tanto na história de seu surgimento e desenvolvimento quanto nas questões levantadas por ele, que possui grande importância para a política. Os autores iniciam afirmando que a teoria feminista parte do questionamento sobre gêneros, mas também tenta reorientar os valores e critérios de análise no que diz respeito ao movimento. (pp. 01-08)
Em seguida, Miguel e Biroli apresentam a dualidade das esferas pública e privada presente no feminismo. Esta controvérsia revela que, para as feministas, a separação total das duas esferas permite a dominação masculina sobre a mulher dentro da segunda esfera. Mas, ao mesmo tempo, é preciso tal separação para defender a privacidade da mulher. O valor desta privacidade, então, ficaria à mercê do que se considera autonomia para cada corrente feminista. (pp.08-10, 14-15)
A seguir, trata-se da relação entre a igualdade entre homens e mulheres e a diferença de gêneros. Em defesa da igualdade de direitos, o feminismo tem como argumentos principais a humanidade comum e a capacidade intelectual compartilhada pelos dois sexos. Entretanto, a igualdade almejada é confundida com a inserção da mulher numa universalidade "masculina". É então que surge a "política da diferença", que defende a redefinição dos critérios de valoração de atividades distintas entre os gêneros. (pp. 15-17, 20-21)
Os autores também abordam a diferenciação que o feminismo faz entre o sexo feminino e o gênero feminino. Segundo feministas, o primeiro refere-se ao puramente fenômeno biológico do que se considera mulher e o segundo, à construção