pragas da cana de açucar
TAXONOMIA
DIVISÃO ou FILO
Magnoliophyta (Angiospermae)
CLASSE
Magoliopsida (Dicotiledonae)
ORDEM
Celastrales
FAMILIA
Aquifoliceae
ESPÉCIE
Ilex paraguariensis Saint Hilaire
DESCRIÇÃO
Tronco cilíndrico, reto ou pouco tortuoso. geralmente curto na mata, atinge até 11m de comp.
Casca com espessura deaté 20 mm. A casca externa é cinza clara a acastanhada, persistente, áspera á rugosa.
Folhas simples, alternas, verde-escuras e cima e clara em baixo,, comumente com 5 a 10 cm de comprimento por 4 a 4 cm de largura; margem irregular serrilhada ou denteada , nervuras laterais pouco impressas pro cima e salinete por baixo Flores brancas pequenas , em pequeno fascículos até cinco flores sobre ramos velhos na axila foliar.
Planta dioica, com flores diclinas, com um sexo abotivo
As flores desta espécies possuem uma característica especial, embora todas elas se encontrem estames e pistilos, nas flores femininas os estames não funcionam e, nas masculinas, o pistilo aborta.
A fecundação ocorre de forma cruzada.
A erva mate apresenta floração explosiva, tendo as plantas estiminadas iniciado a antese pouco antes das plantas pistiladas. Em função disso ocorre certa dificuldade na polinização natural (dípteros e Himenópteros e outros insetos pequenos, como Tb de forma zoonóticas pelos sabiás)
Exitem estudo que dizem que as arvores femininas com 5-6 anos produzem 15,1% a mais de massa foliar que as masculidas de mesma idade.
Fruto, 4 a 8 mm com até cinco pirênios uniloculares,onde cada pirênio encerra uma semente com endosperma farto e embrião reduzido, de desenvolvimento tardio.
Fruto globoso, com mesocarpo carnoso; endocarpo ósseo-lenhoso, envolvendo a semente, de 4 a 6 mm de diâmetro, e de supreficie lisa. Fruto lustroso de coloração roxa-escura quando maduro, e polpa mucilaginosa.
Semente de cor castanho claro a escuro, mto dura, pequena e de forma variável.A colheita e beneficiamento pode ser realizada no chão
Dormência as