TEORIAS DO CURR CULO jaqueline
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
JAQUELINE VIEIRA DOS SANTOS
DOCUMENTOS DE IDENTIDADE: UMA TEORIA AO CURRÍCULO
Fichamento apresentado no curso de Pedagogia da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina da Pratica Educativa III no 2º período, sob orientação do Professor Maurício Ramonnd.
Paripiranga-BA
Outubro de 2014
SILVA, Tomas Tadeu da. Documentos de Identidade; uma introdução as teorias do currículo/Tomas Tadeu da Silva. -2ª ed., 10ªreimp. - Belo Horizonte: Autentica,2007.
Jaqueline Vieira dos Santos
RESUMO
I.TEORIAS DO CURRÍCULO: O QUE É ISTO?
1.2 Citações
“[...] Podemos começar pela discursão da própria noção de “teoria”. Em geral, está implícita na noção de teoria, a suposição de que a teoria “descobre”. O “real”, de que há uma correspondência entre a “teoria” e a “realidade”. [...]”.(p.11)
“[...]” O currículo seria um objeto que precederia a teoria, a qual só entraria em cena para descobri-lo, descreve-lo, explica-lo.[...]”. (p.11).
“[..] Aqui, o currículo é visto como um processo de racionalização de resultados educacionais, cuidadosas e rigorosamente especificados e medidos. O modelo institucional dessa concepção de currículo é a fábrica. Sua inspiração “teórica” é a “administração científica”. [...[“.(p.12)
“[..] O conhecimento que constitui o currículo está inextricavelmente, centralmente, vitalmente, envolvido naquilo que somos, naquilo que nos tornamos: na nossa identidade, na nossa subjetividade. Talvez posamos dizer que, além de uma questão de conhecimento, o currículo é também uma identidade. [...]”.(p.16)
1.3 Parecer
Já na introdução, que é completa no primeiro capítulo, nota-se que as teorias de currículo são apresentadas como uma forma de invenção do próprio currículo, e a afirmação sugerida é que se venha a falar não em teoria mas em discursos, uma vez que este significa tudo aquilo que é escrito com a finalidade de comunicar algo. Dois