fichamento sobre a linguagem
DEL RÉ, Alessandra. Aquisição da linguagem. Uma abordagem Sociolingüística. 2° Ed. São Paulo. Contexto, 2012.
(...) “A aquisição da linguagem é uma subária da psicolingüística, alguns poderiam se perguntar por que organizar um livro que trata “ apenas” de aquisição.” ( DEL RÉ, 2012, p.09).
“Aquisição da linguagem trata de questões fundamentais não apenas para a pesquisa lingüística, pois apresenta dados de produção, percepção e compreensão de enunciados lingüísticos por parte da cognição humana”. (DEL RÉ, 2012, p.10).
“Um dos primeiros registros que se tem a respeito do interesse pela linguagem infantil pode ser encontrada no século XIX, quando estudiosos elaboravam “ diários” da fala espontânea de seus filhos”. (DEL RÉ, 2012 , p.13).
Nessa época, o objeto da lingüística não tinha sido delimitado e não havia, portanto, um método. Estudava-se, a relação entre os textos e a cultura.” (DEL RÉ, 2012, p.14).
(...) “A aquisição da linguagem não apenas da conta dos tópicos centrais da psicolingüística, mas, de um modo geral, ela é de interesse das ciências cognitivas e das teorias lingüísticas” (DEL RÉ, 2012, p.16).
“Aquisição da língua materna dos componentes fonológicos, morfológicos, sintáticos, semânticos, pragmáticos e dos aspectos comunicativos”. (DEL RÉ, 2012, p.16).
“Aquisição de segunda língua em crianças e adultos, em situação formal (escola) ou informal (família)”. (DEL RÉ, 2012, p.16).
“Aquisição da escrita, letramento, alfabetização, relação fala/escrita (...)”(DEL RÉ, 2012, p.16).
“Nos estudos recentes de aquisição da linguagem, admite que a metodologia seja determinada pela teoria eleita pelo investigador. Na verdade, é a postura teórica que vai nortear a metodologia e a seleção dos dados”. (DEL RÉ, 2012, p.16).
“As duas primeiras teorias em aquisição, a saber, o behaviorismo e o conexionismo, tiveram como base a proposta impirista que não considera a mente como um componente fundamental para justificar o