Linguagem cl ssica da arquitetura Fichamento cap 1
472 palavras
2 páginas
Elaborar o fichamento do capítulo 01 do livro de JOHN SUMMERSON, A linguagem clássica da arquitetura, Editora Martins Fontes.Linguagem clássica da arquitetura- John Summerson
Fichamento capitulo 1
Neste capitulo o autor põe em cheque “o que se pode considerar arquitetura” e evidencia, dessa forma, o conceito que a proporção não é tão importante quanto a ordem.
A arquitetura mundial posterior é influenciada direta ou indiretamente pelos padrões clássicos. Embora não concebidas no período clássico nossas “imitações modernas” de tal, também são consideradas clássicas, pois se utilizam da mesma ordem.
Vitrúvio dividiu o clássico em cinco ordens, que foram consolidadas e definidas como a linguagem gramatical da arquitetura por Serlio. Durante o renascimento, arquitetos de toda Europa foram influenciados pelas obras de Serlio. Definindo essas ordens como padrão normativo na arquitetura.
Ao longo do capitulo, Summerson vai abrindo margem para a sensibilidade pessoal na arquitetura, a tornando subjetiva, sendo “disciplina que pode ser rompida por um lance de gênio poético”.
No final do capitulo o autor apresenta adornos clássicos como resquícios da estrutura original de madeira dos templos, dos quais os templos de pedra são herança.
A subjetividade da personalidade das ordens e diferentes designações pelos mais variados entendedores é apontada como “virginal” por Vituvio e “lasciva” por Sir Henry Watton.
Fichamento de um texto
Começar com a identificação do texto que vai ser objeto de fichamento:
SUMMERSON, John. A linguagem clássica da arquitetura. São Paulo, Martins Fontes, (data da edição consultada), capítulos1.
Sobre o fichamento de um livro ou de um texto
. Fichamento é um registro de leitura, e, portanto uma forma de estudar; ele deve organizar as ideias principais de um texto, exprimindo, portanto a compreensão do leitor.
. O objetivo do fichamento é ajudar na compreensão do texto, levantar questões e fixar as ideias principais.
. O fichamento não é um