Fichamento - Schutz
SCHUTZ, Alfred. Sobre Fenomenologia e Relações Sociais. The University of Chicago Press, Chicago/London, 1970.III Ação no mundo da vida, 6. Ação e planejamento: p 139 -160.
CONDUTA, AÇÃO E TRABALHO
Conduta – refere-se a todos os tipos de experiências espontâneas subjetivamente significativas, sejam aquelas que se passam internamente, sejam aqueles que acontecem no mundo exterior.
A conduta pode ser aberta ou fechada. O primeiro tipo pode ser chamado de mero fazer, e o último de mero pensar.
Ação - Uma conduta que é prevista, ou seja, baseada em um projeto preconcebido, deve ser chamada de ação, seja ela aberta ou encoberta.
1. Ação encoberta – Visível - o processo de pensamento projetado como uma tentativa de realizar mentalmente um problema matemático.
2. Ação aberta - Invisível - aquelas que se dão no mundo a partir de nossos movimentos corporais, essa distinção entre ações com ou sem intenção de realização não é necessária.
Trabalho - o trabalho é uma ação no mundo externo, baseada em um projeto e caracterizada pela intenção de realizar o estado de coisas projetado mediante movimentos corporais.
MOTIVAÇÃO
1. “Motivo com-a-finalidade-de” – o estado de coisas, o fim que a ação deveria promover. Refere-se ao futuro.
2. “Motivo porque” - Refere-se a experiências passadas. Essas experiências determinaram o ator a agir do modo que agiu.
AÇÃO CONSCIENTE
1. Uma ação consciente acontece quando, antes de realiza-la, já existe uma representação na mente daquilo que será feito.
2. Ação inconsciente – não é previamente planejada
3. Ato reflexivo – enquanto a ação ainda está por acontecer ela permanece uma fantasia, ou seja, algo que existe como já realizado apenas idealmente, no futuro no modo subjetivo. Antes da ação acontecer.
CONDUTA RACIONAL
1. Agir racionalmente geralmente significa evitar a utilização mecânica de precedentes, abandonar o uso de analogias e buscar uma nova forma de lidar com a