fundamentos históricos e teoricos
Centro de Educação á Distancia
Curso Serviço Social
Fichamento
NETTO, José Paulo, Ditadura e Serviço Social: Uma análise do Serviço Social no Brasil pós-54, São Paulo: Cortez, 1991.
“As relações entre a autocracia burguesa e o Serviço Social, os traços mais essenciais de que se revestiu a renovação da profissão e a erosão das suas formas tradicionais.” (p. 151).
“[...] as determinações que alcançamos constituem o patamar indispensável e prévio para mapear e identificar as direções intrínsecas do processo de renovação do Serviço Social.” (p. 151).
“Se é possível levantar as principais linhas de desenvolvimento da reflexão profissional particularizadas pelo seu travejamento teórico e ideológico, é preciso enfatizar, fazê-lo, que elas concorrem frequentemente no tempo e espaço.” (p. 152).
“[...] a renovação se inicia mediante a ação organizadora de uma entidade que aglutinam profissionais e docentes.” (p. 153).
“E há que contabilizar, no mesmo movimento, dois dados significativos: o alargamento do elenco dos interlocutores, em função da pluralidade dos organismos envolvidos e da ampliação da categoria profissional, e a modalidade de difusão dos conteúdos da renovação [...].” (p. 153).
“Trata-se de uma linha de desenvolvimento profissional que, se encontra o auge da sua formulação exatamente na segunda metade dos anos sessenta – seus grandes monumentos, sem dúvidas, são os textos dos seminários de Araxá e Teresópolis [...].” (p. 154)
“No âmbito escrito da profissão, ela se reportar aos seus valores e concepções mais “tradicionais”, não para superá-los ou negá-los, mas para inseri-los numa moldura teórica e metodológica menos débil, subordinando-os aos seus vieses “modernos.” [...] (p. 155).
“[...] é na fase de emergência desta perspectiva que a reflexão brasileira interage inicialmente com os renovados latino-americanos, fornecendo-lhes claras inspirações – num movimento de influência que posteriormente será