FICHAMENTO PEDRO DEMO
Joana Karla Leite Batista Neri¹
RESUMO
Dr.Pedro Demo, catarinense, filho de pais agricultores estudou no Seminário dos Franciscanos, fez depois filosofia e parte de teologia. Obteve PHD em sociologia pela Universidade de Saorbrucker (Alemanha). Atualmente é professor da UNB no departamento de sociologia. Fez Pós-doutorado na UCLA em 1999-2000. Publicou até o momento mais de sessenta livros nas áreas de politica social e metodologia. Desde fins de 1980 dedica-se ao desafio permanente de professores. O autor enfatiza que qualidade está definitivamente ligada á educação e ao conhecimento, já a qualidade é típica competência humana, construção histórica, seja na face formal, seja na politica. Demo relata que o desafio é evidente, passar da mera aprendizagem para o aprender a aprender; fazer da escola e da universidade lugares privilegiados da educação e do conhecimento, não da cópia da cópia, unir saber e mudar. A razão principal está no reconhecimento de que a dignidade da sociedade depende, em primeiro lugar, da base educativa e da respectiva cidadania. A educação não se reduz a conhecimento. Esta é sua estratégia principal, mas não passa de instrumentação.
1 DISCUTINDO O CONCEITO
1.1Citação
“[...] Não há como chegar á qualidade sem educação, bem como não será educação aquela que não se destinar a formar o sujeito histórico crítico e criativo [...]”.(p 16)
1.2 Parecer
Como podemos ter qualidade ser não houver entendimento do individuo em relação com o meio, ou seja, partir da evolução de seu conhecimento o individuo tornara-se capaz de construir sua opinião ou decisão a respeito de quaisquer problemas social ou pessoal .
2 PROPEDÊUTICA DA QUALIDADE
2.1 Citação
“[...] Não existe cabeça vazia, digamos analfabetos, porque todos temos contexto cultural e histórico, e relações já estabelecidas em termos de saber [...]”(p 45)
Paripiranga
Maio/2014
2.1 Parecer
É fato que