Mobilidade Urbana
Lorrane Lorençone 1312140055
Lays Monsoete 1312140074
Rodrigo Xavier 1312140061
Gustavo Côrtes 1212140101
Fenômenos do Transporte, Douglas Esteves.
15 de setembro de 2014
Neste experimento, iremos determinar a massa específica, o peso específico e a densidade de alguns fluidos utilizando o picnômetro, uma balança de precisão e quatro tipos de fluidos diferentes.
Introdução Teórica
Massa específica
A massa específica de uma substância leva em consideração somente a quantidade de massa desse corpo
A Hidrostática é a parte da Física que se interessa por estudar as propriedades dos fluídos, seja ele líquido ou gás. É importante ressaltar que um fluido é uma substância que pode escoar, não apresenta forma própria e assume a forma de qualquer recipiente em que está contido.
Definimos a massa especifica dessa substância através da razão entre a massa (m) de uma porção compacta e homogênea dessa substância e o volume (V) ocupado por ela. Matematicamente expressamos a massa específica da seguinte forma: μ=m V
Onde m é a massa da porção de substância e V é o volume ocupado por ela. No Sistema Internacional de Unidades a unidade de massa específica é kg/m3.
Lembre-se de que a massa específica de uma substância (μ) não é necessariamente igual à densidade de um corpo formado totalmente dessa substância. Elas são diferentes quando o corpo não é maciço: se o corpo possui em seu interior espaços vazios, ele ocupa um volume bem maior do que ocuparia se fosse composto.
É importante ter clareza de que a massa específica é definida para uma substância e que a densidade é definida para um corpo.
Peso específico
Um peso específico é considerado a razão existente entre a intensidade do seu peso e o volume ocupado.
Vejamos um exemplo:
Vamos pensar em um corpo com um peso representado por P, ocupando um volume representado por V: Onde g é considerada a