Fichamento Montaigne
Isabella de Meira Araújo – Turma C.
De forma mais abrangente o tema do ensaio de Montaigne, refere-se a educação dos jovens nobres/aristocratas do sexo masculino. O autor irá defender a tese de que a educação precisa ser voltada à liberdade de pensar e agir, a autonomia, sendo mais voltada a pratica. A maior problematização do autor é a forma como se ensina, os “métodos” e instruções pedagógicas (termos não usados pelo autor, mas que remete-se aos dias atuais).
Ensaio Da educação das crianças foi dedicado a Diane de Foix, nobre. Logo, esse ensaio refere-se a um grupo determinado, a nobreza, que na época era “quase sempre muito ignorante.”
Conhecimento de Montaigne, segundo ele próprio, superficial. Dos grandes autores ele assimila o que lhe parece bom, e adapta às suas idéias.
p.80“a maior e mais importante dificuldade da ciência humana parece estar nesse ponto em que se trata da criação e educação das crianças.” Ressalta a dificuldade na criação das crianças, o cuidado necessário para isso.
p.80
Crítica aos escritores que não se apropriam de outros, sem, no entanto, assumir que o fazem. Dessa forma eles não falam nada de si, visto se ampararem tanto no saber alheio. “(...) é desonestidade e covardia antes de tudo, porquanto não tendo em si nada que os realce pretendem valer pelo o que é alheio (...)”
p.80
Justifica a influência que sofre por outros autores: “E se cito os outros é para melhor falar de mim” Ensaios, retrato de Montaigne: ele escreve o que ele é. [poeticamente, pensaríamos: quem escreve quer se lido. querer ser lido seria querer ser descoberto??] Ele escreve opiniões próprias, projeto anti-platônico: filosofia como opinião e não como ciência.
p.80
Desenvolvimento da criança é incerto, tantas coisas influem: “hábitos, preconceitos, leis(...)”
p.81 ciência: “é um grande ornamento e