Características Físicas do Brasil
DISCIPLINA: GEOGRAFIA FÍSICA DO BRASIL
PROFESSOR: Msc. CLEYTON NORMANDO DA FONSECA
ACADÊMICO: ADEILDO ALVES DE MOURA
TURMA: 7º SEMESTRE – 2012/2
Características Físicas do Brasil
Síntese da caracterização física do território brasileiro com base teórica do livro: Geografia Do
Brasil, 5ª Ed 2008 - Ross, Jurandyr L. Sanches, para cumprimento da disciplina de Geografia
Física do Brasil.
CUIABÁ– MT
22 de maio de 2013
Síntese da caracterização física do território brasileiro
O território brasileiro é formado por estruturas geológicas antigas, as grandes bacias sedimentares – do Paleozóico ao Mesozóico, e os terrenos cristalinos - Pré-cambriano, podemos dizer que são três grandes estruturas que definem os macrocompartimentos de relevo no Brasil: plataformas ou crátons, cinturões orogênicos e grandes bacias sedimentares.
A classificação do relevo brasileiro passou por três momentos cooperativos de estudo, primeiro com Aroldo Azevedo (1940), utilizando como critério a altitude de 200m para comparativo, classificou o relevo brasileiro como sendo de 4 planaltos e 3 planícies. Em 1960, Aziz Ab’Saber utilizou como critério a estrutura morfoclimática para classificação baseada na sedimentação e erosão, as regiões erodidas eram planaltos, as sedimentadas eram planícies, sendo 7 planaltos e 3 planícies e Jurandyr Ross (1970 – 1990) com apoio do projeto Radam Brasil, classificando o território brasileiro em 3 macroestruturas sendo, Planaltos, Planícies e Depressões, divididos em 28 unidades de relevo: planaltos, planícies e depressões.
O clima no Brasil tem uma forte relação com as divisões latitudinais, pois o território brasileiro está representado nas baixas e médias latitudes, a tropicalidade se manifesta em quase todo espaço brasileiro ocorrendo diferenças de uma área para outra. Segundo ROSS os principais climas no
Brasil são o Domínio Equatorial, que atinge toda região norte e parte do