Fichamento karin
Curso: Administração
Período: 6º
Disciplina: Administração Financeira Orçamentária II
Professor(a):Ricardo Paixão
Data da Entrega: 23-02-2015
Título: Administração Financeira
Autor(a) do Texto: Chiavenato
Fichamento do texto - Capítulo 1: “Administração Financeira”.
Para que uma empresa “sobreviva”, o capital social e os recursos financeiros são fatores indispensáveis.
De acordo com o ponto de vista jurídico, existem 3 formas de empresas: firma individual, sociedade de pessoas e sociedade anônima, que possuem características importantes. A Individual possui apenas um proprietário que responde pelos seus negócios, opera em seu próprio beneficio geralmente em empresas de pequenos portes, passando a tomar todas as decisões. O capital é de recurso próprio ou de empréstimos a curto prazo.
Algumas de suas vantagens é que possui baixos custos operacionais, economia fiscal de IR, o proprietário assume todo o lucro da empresa, porém, existem algumas desvantagens também, como por exemplo, ter que dominar todos os aspectos técnicos, financeiros e comerciais e limitação de capital limitando operações maiores.
Na sociedade de pessoas, as empresas são constituídas de 2 ou mais sócios com o objetivo de obter lucro com o contrato social que pode classificada de duas formas, a limitada, cujo o sócio assume responsabilidade sobre aquilo que é investido e a ilimitada, onde os bens pessoais são usados como uma forma de garantia do capital.
Suas vantagens podem ser consideradas pelo fato de obter economia fiscal, maior facilidade de crédito e habilidades administrativas, contudo, suas desvantagens podem ser a vida limitada e a responsabilidade solidária dos sócios.
Já na empresa S/A o capital social é formado através de ações, sendo administrado por um conselho, um presidente que define os negócios e a política geral da empresa, sendo o presidente responsável pela administração das operações diárias que implementa o que foi