Atps De Pscologia
A teoria da Gestalt foi muito importante ela não prosperou como as demais. Houve muitos seguidores que desenvolveram os princípios, hoje em dia são raros os psicólogos que seguem essas correntes, apesar de iniciar-se por causa de Gestalt. A teoria da Gestalt tem como ponto inicial e principal objeto a percepção
Eles iniciaram seus estudos pela percepção e sensação do movimento. Precisavam compreender quais os processos psicológicos envolvidos na ilusão de ótica, quando o estímulo físico é percebido pelo sujeito com uma forma diferente do que ele é na realidade.
A Gestalt entende que é de suma importância a disposição em que são apresentados à percepção os elementos unitários que compõem o todo. A Gestalt traz como um dos principais temas trazido por ela é tornar mais explícito o que está implícito, projetando na cena exterior aquilo que ocorre na cena interior, permitindo assim que todos tenham mais consciência da maneira como se comportam aqui e agora, na fronteira de contato com seu meio. Trata-se de seguir o processo em curso, observando atentamente os “fenômenos de superfície” e não mergulhando nas profundezas obscuras e hipotéticas do inconsciente-que só podem ser exploradas com a ajuda da iluminação artificial da interpretação.
A Gestalt Terapia surgiu pelo médico alemão Frederick S Perls (1893-1970), era de grande interesse pela neurologia e depois pela psiquiatria. Nesse caminho tornou-se um psicanalista.
A Gestalpedagogia no campo da pedagogia, a Gestalt também teve um acesso fértil. O russo Hilbrion Petzold, radicado na Alemanha, foi o primeiro a apresentar está possibilidade educacional. Em 1977, ele cria a Gestalpedagogia.
O fundador da Psicologia da Gestalt, Wertheimer, tomou por objeto a análise e compreensão do movimento aparente. Realizou experiências com dois pontos de luz, acendendo e apagando as duas luzes no escuro, em diferentes intervalos de tempo entre o acender de uma lâmpada e o apagar de outra e também em diferentes