competências e Habilidades do Pedagogo na Educação Infantil
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO PEDAGOGO
NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Projeto de monografia apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFSP, Campus São Paulo, Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Formação de Professores – Ênfase Magistério Superior
Orientador: Professora Ms. Karin Claudia Nin Brauer.
SÃO PAULO
MARÇO/2013
TEMA
O Tema abordará a questão existente em uma escola de Educação Infantil, a observar a rotina diária de pedagogos atuantes na Educação Infantil, percebe-se uma enorme resistência em questão aos cuidados com as crianças, cuidados estes básicos como: calçar um sapato, amarrar os tênis, trocar uma muda roupa, em fim cuidados diários e precisos. A partir daí, surgiu à necessidade de pesquisar Leis e Bibliografias a respeito das Competências e Habilidades do Pedagogo atuante na Educação Infantil.
Para iniciar este trabalho é importante relatar a história da Educação Infantil, portanto segue um breve relato a respeito deste assunto, na qual irá abordar este texto.
Com o advento da Revolução Industrial no (século XIX) e o crescimento das cidades tornou-se cada vez maior a necessidade de mão de obra para trabalhar nas indústrias. Um grande número de mulheres, que anteriormente morava nos campos e dedicava-se a casa e aos cuidados com as crianças, passou a ter de trabalhar nas cidades, fora de casa, nas indústrias. A sociedade encarregou-se do cuidado com as crianças, que permanecia o dia em creches ou instituições de cunho assistencialista. Foram essas instituições destinadas a guardar os filhos das mulheres que trabalhavam fora de casa, que deram origem à pré-escola dos dias atuais. As crianças das classes sociais dominadas economicamente desfavorecidas, exploradas, marginalizadas, de baixa renda. São consideradas como “carentes”, “inferiores” à medida que não correspondem ao padrão estabelecido. Faltaram a esta crianças,