Fichamento Homem Delinquente - Cesare Lombroso
É citado por Lombroso em detalhes o primeiro esboço da criminalidade porque, não conhecendo sua dependência absoluta das condições histológicas, poder-se-ia suspeitar de premeditação, traição assassinato por cobiça e até certo ponto essa liberdade de escolha.
Menciona Ferri que, para o assassinato entre os animais pode distinguir até 22 espécies muito semelhantes às espécies visadas em nossos códigos.
Contudo, encontramos canibalismo nos animais, com infanticídio e parricídio, ex: a fêmea do crocodilo come às vezes seus filhotes que não sabem nadar, é preciso notar que em muitos animais como em alguns povos bárbaros a má conformação do corpo causa vergonha e desprezo.
O canibalismo e o parricídio são encontrados entre as raposas "cujos filhotes entre devoram-se freqüentemente e às vezes devoram a própria mãe".
Não nos parece correto apresentar como crimes assassinatos cometidos pelos animais assim como furto hábil por associação entre os macacos. São na verdade resultados necessários da hereditariedade da estrutura orgânica, pela escolha sexual e pela necessidade de alimento entre os animais muito vorazes como os lobos e as ratazanas, ou então pelas guerras daí derivadas que forçam os animais a se conduzirem como nós humanos quando combatemos os inimigos, ou quando nos permitimos comer galinhas e bois sem o mínimo temor de sermos por isso incriminados.
Portanto, pode-se observar quanto engano há no conceito absoluto de justiça e nos ajudam a compreender por que as tendências criminosas renascem tão obstinamente mesmo nos povos mais civilizados, apesar dos obstáculos sempre crescentes que lhes são opostos.
Para nos aproximarmos mais do delinqüente humano, é precisão considerar os animais domésticos e aqueles animais selvagens que vivem em grupos, formando essas sociedades animais que oferecem os primeiros elementos das sociedades humanas e apresentam também todas as suas monstruosidades.