Destreza e Habilidade Psicomotora
A enfermagem enquanto ciência apresenta aspectos teóricos-práticos como facilitadores pára o exercício de suas atividades profissionais. Estes mecanismos constituem os instrumentos básicos da enfermagem. Priorizaremos o instrumento denominado por Horta El AL 8. Destreza manual, onde a utilização das mãos com habilidade é uma das características mais enfatizadas na enfermagem, bem como as habilidades psicomotoras constituídas pelos diversos movimentos coordenados e precisos necessários ao exercício desta profissão.
Ambos os conceitos (destreza e habilidade) foram muito discutidos por autores da área, sendo suas utilizações firmada ao ser melhor correlacionado ao “Instrumento Básico da Enfermagem”.
Destreza Manual: Relaciona-se a capacidade de fazer movimentos de braço, mais hábeis, bem direcionado .
Habilidade Motora: Refere-se aos atos e tarefas que requerem movimentos previamente aprendidas para serem executadas corretamente.
Logo, entende-se que o desenvolvimento adequado de uma atividade que necessite movimento físico é relacionado à habilidade nata somada ao processo de aprendizagem.
E a enfermagem engloba o desenvolvimento de várias atividades de cuidados que pressupõe competência em uma série de habilidades motoras que envolvem operações mentais denominando-se habilidades psicomotoras.
Considerando as definições expostas e baseadas estudo de Friendlander conclui-se habilidades psicomotoras em enfermagem como conjunto de atividades onde o “saber e fazer“ é reflexo de uma competência real, adquirida permanentemente ao executar uma tarefa implica o domínio de si próprio, sendo assim substituído destreza manual por habilidade psicomotora enquanto instrumentos básicos de enfermagem.
Pode citar por exemplo a aplicação de uma injeção endovenosa.Para a execução do procedimento é necessário saber e fazer esta ação, bem como alguns movimentos prévios, tais como: