Reeduca O1 Resumida
1081 palavras
5 páginas
Reeducação PsicomotoraAngelo
Terezinha
Vera
Para entrar em comunicação direta com as estruturas originais da personalidade, e quem sabe, a partir daí ter êxito em modificá-las, se faz necessário outra linguagem: corporal, psicomotora, e sobretudo, psicotônica.
Um programa de exercícios motores tem por base:
Uma mobilização do ombro, do pulso, de cada dedo, fortalecendo os músculos de cada dedo e desenvolvendo a destreza manual.
Depois através de exercícios sensoriomotores: Manipulação de objetos possibilita a percepção de diversas noções. O tato é muito importante. Ex: Ensinar noção de “contra”.
Finalmente através de exercícios perceptomotores:
Manipulação mais sutis e a percepção visual, muito importante, domina as outras partes. Ex: Pedimos à criança que coloque dois cartões um ao lado do outro de forma que as partes pintadas fiquem uma
“contra” a outra.
Uma criança cujo esquema corporal é mal constituído não coordena bem os movimentos. As habilidades manuais são difíceis.
Na escola a caligrafia é feia, a leitura expressiva não é harmoniosa, o gesto vem após a palavra, a criança não segue o ritmo da leitura ou então para no meio da palavra.
Reeducação Psicomotora
Veja alguns exemplos onde podemos aplicá-la Uma criança que a lateralidade não esta bem definida encontra problemas de ordem espacial, não percebe diferença entre seu lado dominante e o outro lado, não distingue a diferença entre direita e esquerda, é incapaz de seguir a direção gráfica, não consegue reconhecer ordem em um quadro.
Diante dos problemas de percepção espacial não consegue perceber diferença entre um “b”
“de um “d”, um “p” de um “q”,
“21” e um “12”, caso não perceba a diferença entre esquerda e direita. Se não distingue bem alto e baixo, confunde o “b”e o “p”, o “n”e o
“u”, o “ou”e o “on”.
Os problemas quanto a orientação temporal e orientação espacial, como por exemplo com a noção “antesdepois”, acarretam principalmente confusão na ordenação dos elementos de uma sílaba. A