trabalho grupo diego
Cores: fundo, fontes
Iconografia: signos gráficos
Estudo das cores
O QUE É A COR:
A nossa retina possui dois tipos de células: Os cones responsáveis pela percepção das cores (especializados na captação das cores Azul, vermelho ou verde) e os bastonetes responsáveis pela distinção delas (e também pela nossa visão noturna). A cor nada mais é do que um estímulo enviado a retina e de acordo com a sua intensidade os cones fazem a decodificação transformando esse estímulo em uma percepção especifica.
CARACTERISTICAS DAS CORES:
O contraste: mede a diferença entre duas ou mais cores. No caso das fotos a seguir, entre o preto e o branco. Quanto mais alto o contraste mais a diferença é acentuada. Na primeira imagem o branco e o preto ficaram um pouco dissolvidos dificultando assim a sua separação. Na terceira imagem o contraste é tão alto que as partes mais claras ficam completamente brancas e as escuras pretas. Quanto mais alto o contraste, mas as cores se diferenciam.
O brilho mede a quantidade de cor branca adicionada a imagem. Quanto mais brilho mas esbranquiçadas ficarão as cores. Quanto menos brilho mais escuras.
A saturação mede a quantidade de uma determinada cor presente na mistura. Quanto mais saturada mais intensa e vibrante. Observe as variações de saturação nas cores primárias:
Ao definirmos as cores a serem utilizadas em um projeto precisamos ter em mente, antes da estética duas coisas: a resposta emocional à cor; deficiências na percepção das cores por um segmento significativo da platéia.
A RESPOSTA EMOCIONAL À COR
A resposta emocional à cor é uma questão bastante complexa que envolve principalmente o contexto cultural do usuário.
Por exemplo: Um fábrica de assentos para vaso sanitário, não conseguiu vender assentos da cor verde em países do Oriente Médio, e também sofreu ataques, pois estaria ofendendo e agredindo o profeta