Fichamento do primeiro capitulo do livro pedagogia da autonomia (paulo freire)
FICHAMENTO
Curso: Pedagogia
Semestre: 2º ( x ) 3º ( )
Disciplina: Didática I ( x ) Didática II ( )
Professor: João Luis Ostrowski
Graduando (a): Fernanda Rodrigues
Referência da Obra: FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 46 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
FICHAMENTO:
Primeiras Palavras
Num encontro internacional de ONGs, um dos expositores afirmou estar ouvindo com certa frequência em países do Primeiro Mundo a ideia de que crianças do Terceiro Mundo, acometidas por doenças como diarreia aguda, não deveriam ser salvas, pois tal recurso só prolongaria uma vida já destinada á miséria e ao sofrimento. (pág.17)
Não podemos basear nossa crítica a um autor na leitura feita por cima de uma ou outra de suas obras. Pior ainda, tendo lido apenas a crítica de quem só leu a contracapa de um de seus livros. (pág.18)
Devo enfatizar também que este é o livro esperançoso, um livro otimista, mas não ingenuamente construído de otimismo falso e de esperança vã. As pessoas, porém, inclusive de esquerda, para quem o futuro perdeu sua problematicidade-o futuro é um dado-, dirão que ele é mais um devaneio de sonhador inveterado. (pág.21)
De uma coisa qualquer texto necessita: que o leitor ou a leitora a ele se entregue de formas crítica, crescentemente curiosa. É isto o que este espera de você, que acabou de ler estas “Primeiras palavras”. (pág.21)
Prática Docente: Primeira Reflexão
“Não há docência sem discência, as duas se explicam e seus sujeitos, apesar das diferenças que os conotam, não se reduzem á condição de objetivo um do outro, quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”. (pág.25)
1.1 Ensinar exige rigorosidade metódica.
“O educador democrático não pode negar-se o dever de, na sua prática docente, reforça a capacidade crítica do educando, sua curiosidade, sua insubmissão”. (pág.28)
“Percebe-se, assim, a importância do papel do educador, o mérito da paz com que viva a certeza de que faz parte de