Fichamento
FREIRE, Paulo.Pedagogia da Autonomia : Saberes necessários à prática educativa.42ª Reimpressão Ed .São Paulo:Paz e Terra, 1996
Introdução da Obra A obra relata a necessidade de se entender e respeitar as experiências vividas pelos alunos, valorizar o educando como sujeito histórico e social.
1º Não há docência sem dicência Esse primeiro capítulo retrata a necessidade que o professor tem de adotar não só a postura de educador, mas também de aprendiz, preparando suas aulas com pesquisas prévias, filtrar informações e metodologias que se adequem a realidade da turma ao qual aplica as aulas e sua proposta de ensino, além de proporcionar ao educando a busca por informações, não permitindo uma educação bancária mas o desenvolvimento da autonomia.
2º Ensinar não é transferir conhecimento O autor defende a idéia de que o professor deve desenvolver junto aos educandos o despertar da necessidade da busca constante pelo conhecimento, que devem livrar-se das amarras culturais e realidades vividas na busca de novas informações. O tempo do aluno deve ser respeitado, pois cada educando possui o tempo individualizado para o aprendizado, para a busca do saber. Defende também que o professor deve ter conhecimento de sua postura enquanto educador e do perfil da turma em que leciona, possibilitando o encaminhar na busca do conhecimento, sem apresentar respostas prontas, mas sim, a procura autônoma pelo saber.
3º Ensinar é uma especificidade humana Neste capítulo do livro é abordada a necessidade de vencer a ignorância do educador para que a dos educandos seja sanada. Buscar aprender também com a turma, escutando os alunos, estar aberto as discussões surgidas e procurar sanar as duvidas levantadas pela turma.
Conclusão Conclui-se que o livro defende o desenvolvimento da autonomia dos educandos na busca do conhecimento,