fichamento do livro o que é realidade
DUARTE JUNIOR, João Francisco. O que é realidade. São Paulo: Brasiliense, 2004. 10ª edição, 5ª reimpressão (1ª edição: 1984)
““ Cai na real" é uma gíria brasileira recente, significando um apelo para que nosso interlocutor deixe de sonhar ou de fazer planos mirabolantes e utópicos e volte à realidade, volte a ter "os pés no chão"(p.7).” a expressão de “cair na real” se refere à necessidade de abandonarmos a ilusão, retirarmos, simbolicamente, de nossos olhos algo que colocamos para tornar agradável a visão daquilo que nos parece difícil de olhar. E na maioria das vezes não caímos na real com medo de ter sofrimentos, mais o abandono dessa ilusão na maioria das vezes acontece com sofrimento.
“Realidade. Todos usamos rotineiramente esta palavra nos mais diferentes contextos e áreas de atuação e, no entanto, quase nunca paramos para pensar em seu significado, no que encerram estas suas nove letras (p.8).” Nos seres humanos não paramos pra pensar o significado da palavra realidade, apenas escutamos e saímos falando a palavra, já que parece ter um significado tão obvio, o significado da palavra quer dizer aquilo que é real, as coisas de fato como elas são.
“a questão da realidade (e da verdade) passa pela compreensão das diferentes maneiras de o homem se relacionar com o mundo (p.15).” Cada ser humano tem seus pontos de vista e seus pensamentos sobre as coisas existentes no mundo, então com isso cada pessoa tem uma realidade diferente, ou pensa que tem uma realidade diferente das dos outros.
O ser humano é o único ser pensante, já que através disso, pode pensar e ate mesmo fazer coisas que os outros seres não podem, como ter a imaginação de esta em outros lugares, só pelo o fato de falar ou pensar o lugar. “Através da palavra o homem pôde "desprender- se" de seu meio ambiente imediato, tomando consciência de espaços não acessíveis aos seus sentidos. Ou seja: a palavra