Fichamento do livro "o que é realidade"
“Muitas ciências – especialmente as chamadas ciências humanas – trabalham com o conceito realidade, incorporando-o ao seu jargão característico. [...]. Estudantes e profissionais da psicologia quase sempre embatucam quando se lhes propõe que expliquem o termo realidade que empregam em suas falas e dissertações. Em geral tais pessoas [...] respondem com frases feitas empregadas pelo senso comum, como: “realidade é como o mundo é”, ou “realidade é aquilo como as coisas são.” (p. 8-9)
“[...], talvez não devêssemos falar de realidade, e sim de realidades, no plural. O mundo se apresenta com uma nova face cada vez que mudamos a nossa perspectiva sobre ele. Conforme a nossa intenção ele se revela de um jeito. Em linguagem filosófica dir-se-ia que as coisas adquirem estatutos distintos segundo as diferentes maneiras de intencionalidade humana. Segundo as diferentes formas de a consciência se postar frente aos objetos.” (p. 11)
“Realidade, portanto, é um conceito extremamete complexo, que merece reflexões filosóficas aprofundadas. Afinal, toda construção humana, seja na ciência, na arte, na filosofia ou na religião, trabalham com o real, ou têm nele o seu fundamento ou ponto de partida (e de chegada). [...], trata-se, em última análise, de se questionar o sentido da vida humana, vida que, dotada de uma consciência reflexiva, construiu seus conceitos de realidade, a partir dos quais se exerce no mundo e se multiplica, alterando a cada momento a face do planeta.” (p. 12)
“[...] o homem é o construtor do mundo, o edificador da realidade.” (p. 12)
“[...]. As forças naturais não são criadas pelo ser humano, mas a maneira de percebe-lás, de interpretá-las e de estabelecer relações com elas, sim.” (p. 13)
“[...]. A realidade desvelada pela ciência é uma “realidade de segunda ordem”, ou seja, construída sobre as relações do dia-a-dia que o homem mantém com o mundo.” (p. 14)
“[...] a questão da realidade (e da verdade) passa pela compreensão das