Fichamento do livro "o que é realidade"
Coleção Primeiros Passos, 1994. O Que é Realidade.
"[...] "Cai na real" é uma gíria brasileira recente, significando um apelo para que nosso interlocutor deixe de sonhar ou de fazer planos mirabolantes e utópicos e volte à realidade, volte a ter "os pés no chão". [...] Quando se trata de abandonar o irreal, de voltar-se ao mundo sólido e concreto, caímos na realidade, colocamos os pés no chão. [...]" (p. 7-8)
"[...] assim à primeira vista, o conceito nos parece tão óbvio que consideramos desnecessário qualquer questionamento a seu respeito. [...] o óbvio é mais difícil de ser percebido. [...]"
(p. 8)
"[...] na verdade, talvez não devêssemos falar de realidade, e sim de realidades, no plural. O mundo se apresenta com uma nova face cada vez que mudamos a nossa perspectiva sobre ele. [...] as coisas adquirem estatutos distintos segundo as diferentes maneiras da intencionalidade humana. [...]" (p. 11)
"Realidade, portanto, é um conceito extremamente complexo, que merece reflexões filosóficas aprofundadas. Afinal, toda construção humana, seja na ciência, na arte, na filosofia ou na religião, trabalham com o real, ou têm nele o seu fundamento ou ponto de partida (e de chegada). [...]" (p. 12)
"[...] O homem não é um ser passivo, que apenas grava aquilo que se apresenta aos seus sentidos. Pelo contrário: o homem é o construtor do mundo, o edificador da realidade. [...]" (p. 12)
" Contudo, o paradoxo mais gritante é que [...] ele não se percebe assim. Muito pelo contrário: percebe-se como estando submetido à realidade [...]" (p. 12-13)
"[...] de par com os "níveis" de realidade, caminham também os "níveis" de verdade. Não há por que se considerar as verdades científicas como sendo mais "verdadeiras" (ou mais seguras) do que as verdades estéticas ou filosóficas, por exemplo. [...]" (p. 15)
"[...] o que torna o homem humano é, básica e decisivamente, a palavra, a linguagem. [...]"