fichamento do livro o que é realidade
O QUE É REALIDADE
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Psicologia com requisito parcial da disciplina Introdução ao Ensino Superior.
Prof.: Marcos Félix G. de Carvalho
Brasília
2014.
DUARTE JUNIOR, João Francisco. livro “O que é realidade” de São Paulo: Brasiliense, 2004. 10ª edição, 5ª reimpressão (1ª edição: 1984)
“CAI NA REAL”
Neste primeiro capítulo é abordado o significado de seu titulo, uma gíria brasileira recente, que quando utilizada tem por objetivo dizer ao interlocutor que pare de “sonhar alto”, que mantenha “seus pés no chão” e seja realista. O autor fez a relação entre o sentido literal da frase com a sua ideia, que se encaixam perfeitamente, já que um sonho por ser irreal estaria sem firmeza, nas alturas, e a realidade, o real, por ser algo concreto está “com os pés no chão”, então quando alguém deve parar de sonhar, “cairá” e colocará os pés no chão onde estará a realidade. Além de fazer esta relação, o autor colocou em questão que esta expressão, mesmo sendo uma gíria tão presente em nosso dia-dia, não nos leva a pensar em seu significado, pois seu sentido é muito óbvio, e é natural que achemos desnecessário um questionamento sobre tudo que nos seja óbvio. O mesmo problema ocorre com a palavra realidade, que é muito utilizada sem se quer ser abordado seu sentido:
Muitas ciências - especialmente as chamadas ciências humanas - trabalham com o conceito realidade, incorporando-o ao seu jargão característico. Na psicologia e ciências afins (psicanálise, psiquiatria) talvez seja onde o emprego da palavra é maior e mais decisivo e, paradoxalmente, onde o seu significado é menos pensado e questionado. (DUARTE JUNIOR, 1984, p.8) Porém o conceito de realidade não é tão óbvio assim, já que cada indivíduo que reflete sobre ele tem seus próprios paradigmas e vive uma realidade diferente em um mundo que se “apresenta com uma