design
Anteprojeto de interior para o bloco de saúde e administração da Associação Metropolitana de Erradicação da Mendicância - AMEM.
Gabriella Marques Urbano.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. gabriella_marques18@hotmail.com Dr. Homero Jorge Matos de Carvalho.
Professor Orientador.
1.Introdução
O aumento na expectativa de vida da população mundial é crescente, isso se deve a melhorias na saúde e na prevenção de doenças. Com isso, tem crescido, a preocupação no atendimento aos idosos, pois muitos deles não possuem um lar, ficando dependentes de asilos. Diante desse fato, observa-se a necessidade de se ampliar, adaptar ou construir lares para atender a demanda de idosos nos grandes centros urbanos.
De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), no censo de 2010, revelou que o número de instituições públicas para/de abrigo de idosos não acompanham o contingente populacional, contabilizando em mais de 20 milhões de pessoas idosas no Brasil.
Muitas destas instituições possuem problemas com relação a segurança, ao conforto, a sinalização, a organização espacial. Outro fator que dificulta na melhoria e adaptação destas edificações, é a falta de recursos financeiros para investir, visto que na maioria das vezes esses lares são sustentados por incentivos públicos ou recursos dos próprios idosos e familiares.
Com isso, o principal intuito deste trabalho será proporcionar conforto aos idosos institucionalizados e melhorar as condições físicas de trabalho para os funcionários do local, enfatizando as possíveis soluções para os blocos de saúde e administração, podendo assim melhorar o dimensionamento, a acessibilidade, a sinalização do local.
1.1 Delimitação do tema e