Fichamento Do Livro Identidade Cultural Na Pos Modernidade
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
BACHAREL EM ENFERMAGEM
ANDRIELLEN RABELO CARVALHO
A IDENTIDADE CULTURAL NA PÓS-MODERNIDADE
Fichamento apresentado ao curso de Enfermagem da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina metodologia do trabalho cientifico no 1º período, sob orientação do Prof. Allan Ulisses.
Paripiranga
Março de 2014
HALL, Stuart. A identidade cultural da pós-modernidade. 10 Ed. Rio de Janeiro: DP&A. 2011. 97p
RESUMO DA OBRA:
Stuart Hall nasceu em Kingston, na Jamaica, em 1932, faleceu em 10 de fevereiro de 2014. Foi um dos grandes nomes da área de estudos sociais, sendo conhecido e bastante respeitado na Europa e América do Norte. Suas obras representam uma grande contribuição para a área dos estudos culturais e estudo dos meios de comunicação, ganhando ainda destaque por tratarem de questões políticas. Nessa obra, Hall discute a identidade cultural da pós-modernidade tem como proposito apresentar algumas questões da identidade, levando em conta os conceitos de sujeito e identidade do período da modernidade até a pós-modernidade. Para isso, são debatidos temas como a crise de identidade do sujeito, a descontração do sujeito, a questão das identidades nacionais e a influência da globalização no hibridismo e reforço das identidades, fazendo alusão à resistência da religião. No entanto, mudanças estruturais estão trazendo questionamentos quanto a identidades culturais de classe, raça, nacionalidade, sexo e etnia, como cita o autor. Sendo assim, hall propõe-se a explorar as questões acerca da identidade, a fim de avaliar se, realmente, existe uma crise de identidade.
CAPITULO 1- A IDENTIDADE EM QUESTÃO.
Valendo-se de várias hipóteses, Hall (2011, p.10-11) constata que
[...] concepção da pessoa humana como um indivíduo totalmente centrado, unificado, dotado das capacidades de razão, de consciência e da ação, cujo “centro” consistia num núcleo interior, que emergia pela primeira vez