FICHAMENTO A IDENTIDADE CULTURA NA PÓS MODERNIDADE
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
BACHARELADO EM ARQUITETURA E URBANISMO
DHOW MARK DE MELO
A IDENTIDADE CULTURAL NA PÓS MODERNIDADE
Fichamento apresentado no curso de arquitetura e urbanismo da Faculdade AGES, como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina Produção Textual, no 1° período, sob orientação da Professora Francielly Fraga.
Paripiranga
Maio de 2015
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 7ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. RESUMO
Stuart Hall nasceu dia 3 de fevereiro de 1932 em Londres, foi um teórico cultural e sociólogo Jamaica que viveu e atuou no Reino Unido a partir de 1951. Hall, juntamente com Richard Hoggart e Raymond Williams, foi uma das figuras fundadoras da escola de pensamento que hoje é conhecido como Estudos Culturais britânicos ou a escola Brimingham dos Estudos Culturais.A identidade Cultural na pós-modernidade, escrito em 1992 por Stuart Hall, assemelha-se mais a um guia para compreensão da identidade cultural e sua relação com os indivíduos que a um livro didático de estudos sociológicos.O livro tem seis capítulos, com poucas páginas cada.
1 A IDENTIDADE EM QUESTÃO
1.1 CITAÇÕES
“ Um outro aspecto desta questão da identidade está relacionado ao caráter da mudança na modernidade tardia; em particular, ao processo de mudança conhecido como “globalização” e seu impacto sobre a identidade cultural.” (p. 04)
“A sociedade não é, como os sociólogos pensaram imitas vezes, um todo unificado e bem delimitado, uma totalidade, produzindo-se através de mudanças evolucionárias a partir de si mesma. [...]” (p. 05)
1.2 PARECER
O primeiro capitulo trata de três concepções de identidade: a do sujeito iluminista (individualista); a do sujeito sociológico (interacionista);a do sujeito pós – moderno que efetiva a celebração móvel, nas palavras do autor. Nesta parte do livro o autor nos faz refletir sobre a questão.
2.0 NASCIMENTO E MORTE DO SUJEITO MODERNO
2.1 CITAÇÕES
Grande parte