A identidade cultural na pos mmodernidade fichamento mtc e pt
1187 palavras
5 páginas
AGESFACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
BACHARELADO EM NUTRIÇÃO
MIRTHIS JULIANA DÓRIA SOUZA
A IDENTIDADE CULTURAL NA PÓS-MODERNIDADE
Fichamento apresentado no curso de Nutrição da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina produção de texto no 1º período, sob orientação da Prof. Ivanete Cerqueira.
Paripiranga
Abril de 2015
Referência Bibliográfica
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
Resumo
Stuart Hall foi um teórico cultural e sociólogo jamaicano que viveu e atuou no Reino Unido a partir de 1951. Hall, juntamente com Richard Hoggart e Raymond Williams, foi uma das figuras fundadoras da escola de pensamento que hoje é conhecido como Estudos Culturais britânicos ou a escola Birmingham dos Estudos Culturais. Ele foi presidente da Associação Britânica de Sociologia entre 1995 e 1997. O livro em questão aborda sobra a chamada “crise de identidade” que é vista por eles como principal parte de um processo de mudança. Ele define três tipos de sujeito que são eles o sujeito do iluminismo, o sociológico e o pós-moderno, explica as modificações do sujeito moderno para o contemporâneo. Fala que a crise está provocando descentralizações internas e externas, em nível de sujeito e de sociedade, como ele aponta “as identidades modernas estão sendo “descentradas”. Sendo assim indica alguns autores e suas obras que contribuíram para esse processo na modernidade tardia. Na verdade, o livro assemelha-se a um guia para compreensão da identidade cultural e sua relação com os indivíduos.
Capítulo 01 (A identidade em questão)
Citações
“Este livro é escrito a partir de uma posição basicamente simpática a afirmação de que as identidades modernas estão sendo “descentradas”, isto é, deslocadas ou fragmentadas. ” (P. 08)
“O sujeito assume identidades diferentes em diferentes