Stuart Hall
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
LICENCIATURA OU BACHAREL EM FISIOTERAPIA
MARIA REIS DE JESUS
INTENTIDADE CULTURAL NA PÓS-MODERNIDADE
Fichamento apresentado no curso de fisioterapia da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina metodologia do trabalho cientifico no 1º período, sob orientação do Prof. Allan Ulisses Carvalho de Melo.
Paripiranga
27 fevereiro de 2014
1. A IDENTIDADE EM QUESTÃO
1.1 Citações
‘’A identidade, nessa concepção sociológica, preenche o espaço entre o ‘’interior’’ e o ‘’exterior’’- entre o mundo público. ’’(STUART HALL, p.2).
Segundo Stuart Hall, a questão da identidade está sendo extensamente discutida. Ele busca responder algumas perguntas como: se há ou não há uma crise de identidade, em que ela consiste e quais suas consequências. (STUART HALL, p.1). 1.2 Parecer
Nesse capitulo Stuart Hall introduz a temática do livro, de forma clara e coerente. Inicia sinalizando as concepções de identidade avalia as mudanças nos conceitos de identidade afirmação que as identidades modernas estão sendo, deslocadas. A partir de seus estudos, Hall distingue três concepções de identidade do ser humano o sujeito do Iluminismo, o sujeito sociológico e o sujeito pós-moderno.
2. NASCIMENTO E MORTE DO SUJEITO MODERNO
2.1 Citações
‘’Mais à medida que as sociedade modernas se tornavam mais complexas, elas adquiriam uma forma mais coletiva e social..’’
O ator ressalta que os homens fazem história mais não é a sua própria, história fazem sob circunstâncias, das escolhas que são dadas a eles. (STUART HALL, p.9).
2.2 Parecer
Neste capitulo o Hall ressalta a forma como o individuo entra na modernidade e sua morte o foco principal foi às mudanças conceituais através de alguns teóricos do iluminismo. Um dos autores que contribuíram para esse processo foi o estudioso Marx , Feud.
3. AS CULTURAS