Fichamento MTC
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
KARINE RAQUEL ASSUNÇÃO DOS SANTOS
A IDENTIDADE CULTURAL NA PÓS-MODERNIDADE
Fichamento apresentado no curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina Metodologia do Trabalho Científico no 1º período, sob orientação da Prof. Maria Josilúcia do Nascimento.
Paripiranga
Maio de 2015
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução: SILVA, Tomaz Tadeu da; LOURO, Guacira Lopes. 11ª ed. - Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
.
Credenciais do autor
Stuart Hall nasceu em Kingston em uma família negra de classe média, na Jamaica em1932, faleceu em 2014. Foi um dos grandes nomes da área de estudos sociais, sendo conhecido e bastante respeitado na Europa e na América. Foi professor da Open University, Inglaterra, um dos fundadores do importante Centre for Contemporary Cultural Studies da Universidade de Birmingham, na Inglaterra, tendo sido seu diretor de 1970 a 1979 .
Resumo
Nesta obra, Hall procura constituir um estudo da identidade na pós-modernidade, ou modernidade tardia, que afeta a sociedade contemporânea. Devido às mudanças estruturais tendo como propósito apresentar a crise de identidade do indivíduo no mundo social e cultural, que está fragmentada e descentrada. O autor organizou o livro em seis capítulos, sendo eles: a identidade em questão; nascimento e morte do sujeito moderno; as culturas nacionais como comunidades imaginadas; globalização; o global, o local e o retorno da etnia; fundamentalismo, diáspora e hibridismo.
1. A identidade em questão
1.1 Citações
[...] as velhas identidades, que por tanto tempo estabilizaram o mundo social, estão em declínio, fazendo surgir novas identidades e fragmentando o indivíduo moderno, até aqui visto como um sujeito unificado. A assim chamada “crise de identidade’’ é vista como parte de um processo mais amplo de mudança,