Fichamento De MTC
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
MÁIRON FELIPE BARRETO NASCIMENTO
A IDENTIDADE CULTURAL NA PÓS-MODERNIDADE
Atividade apresentada no curso de Sistemas de Informação da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina de Metodologia do Trabalho Cientifico no 1º período, sob a orientação do Prof. Claudia Nunes.
Paripiranga
17 de abril de 2015
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 7ª ed. Rio de Janeiro:DP&A. 2002. 28 p.
Resumo:
Stuart Hall (Kingston, 3 de fevereiro de 1932 - Londres, 10 de fevereiro de 2014) foi um teórico cultural e sociólogo jamaicano que viveu e atuou no Reino Unido a partir de 1951, a convite de Hoggart, Hall entrou para o Centro de Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade de Birmingham em 1964, Hall assumiu a direção desse centro em 1968 e lá permaneceu até 1979, Hall deixou o centro em 1979 para se tornar um professor de sociologia na Open University da qual se aposenta em 1997, se tornando Professor Emérito. A identidade, cultura e globalização são os pontos principais do livro, a identidade e a palavra-chave do livro, cultura é formada em uma espécie de diversidade e a globalização se refere àqueles processos, atuantes numa escala global, que atravessam fronteiras nacionais, integrando e conectando comunidades e organizações em novas combinações de espaço-tempo, tornando o mundo, em realidade e em experiência, mais interconectado.
1 A IDENTIDADE EM QUESTÃO
1.1 Citações
“Este livro é escrito a partir de urna posição basicamente simpática à afirmação de que as identidades modernas estão sendo "descentradas", isto é, deslocadas ou fragmentadas.” (p. 1)
“O sujeito do Iluminismo estava baseado numa concepção da pessoa humana como um indivíduo totalmente centrado, unificado, dotado das capacidades de razão, de consciência e de ação, cujo "centro" consistia num núcleo interior, que pela primeira vez quando o sujeito nascia e