Fichamento do Capítulo 1 “O Nascimento do Saber Científico”
LAVILLE, Christian e DIONNE, Jean. A construção do saber. Manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre/Belo Horizonte: Artmed/UFMG, 1999.
Fichamento do Capítulo 1 “O Nascimento do Saber Científico”
Total de páginas lidas 12
“Para sobreviver e facilitar sua existência, o ser humano confrontou-se permanentemente com a necessidade de dispor do saber, inclusive de construí-lo por si só. Ele o fez de diversas maneiras antes de chegar ao que hoje é julgado como o mais eficaz: a pesquisa científica.”
(LAVILLE e DIONNE,1999, p17)
“Pois aqui está o objetivo principal da pesquisa do saber: conhecer o funcionamento das coisas, para melhor controlá-las, e fazer previsões melhores a partir daí.”
(LAVILLE e DIONNE,1999, p17)
“O senso comum não deixa de produzir saberes que, como os demais, servem para a compreensão de nosso mundo e de nossa sociedade, e para nela viver com o auxílio de explicações simples e cômodas. Mas deve-se desconfiar dessas explicações, uma vez que podem ser um obstáculo à construção do saber adequado, pois seu caráter aparente de evidência reduz a vontade de verificá-lo.”
(LAVILLE e DIONNE,1999, p19)
“Autoridades escolheram o saber que parece útil ou necessário a transmitir aos membros da sociedade; saber já construído oferecido aos estudantes, sem que esses sejam convidados a determinar o sentido e os limites de cada um deles.”
(LAVILLE e DIONNE,1999, p21)
“No entanto, a escola tem por missão ensinar, além disso, o modo de construção do saber, de modo que os estudantes também aprendam os princípios de sua validade e se tornem progressivamente capazes de julgar o saber oferecido e, até, eventualmente, de preferir outro ou de construir, por si mesmos, um saber diferente.”
(LAVILLE e DIONNE,1999, p21)
“O valor do saber imposto repousa, portanto, em nosso consentimento repousa, por sua vez, na confiança que temos naqueles que o veiculam.”
(LAVILLE e DIONNE,1999, p22)
“(...) a distinção