engenharia civil
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
BACHAREL EM ENGENHARIA CIVIL
ADRIANA BOAVENTURA DO NASCIMENTO
MINHA EXPERIÊNCIA EM BRASÍLIA
Fichamento apresentado no curso de Engenharia Civil da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina Introdução da Engenharia no 1º período, sob orientação do Prof. José Carlos.
Paripiranga
Maio de 2014
NIEMEYER, Oscar. Minha Experiência em Brasília, 4. Ed. Rio de Janeiro: Revan, 2006. 52 p.
RESUMO
Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares Filho (Rio de Janeiro, 15 de dezembro de 1907¬ Rio de Janeiro, 5 de dezembro de 2012) foi um arquiteto brasileiro, considerado uma das figuras-chave no desenvolvimento da arquitetura moderna, elogiado e criticado por ser um “escultor de monumentos”, Niemeyer foi um grande artista e um dos maiores arquitetos de sua geração. Responsável pelo o planejamento arquitetônico de vários prédios de Brasília, possui mais de 600 projetos em todo o mundo. Nessa obra o autor fala das dificuldades e empecilhos encontrados nos três anos que passou na construção de Brasília, uma grande experiência juntamente com milhares de brasileiros, por essa obra justa e necessária. Ele refere-se especialmente a Juscelino Kubitschek e Israel Pinheiro, que conduziram o empreendimento deixando de comentar sobre velhos e queridos amigos, para não criar uma escala de valores ou preferência. Conta como foi passo a passo a realização da construção de Brasília que hoje é a capital do nosso País, fala das criticas, dos momentos tristes e de alegrias, demonstra uma preocupação com o rumo que a cidade está tomando, se tornando sede de pessoas egoístas, que só visam o enriquecimento.
CAPÍTULO 1
1.1 Citações
“Pela primeira vez senti como é forte a competição profissional e como a muitos domina, fazendo-os desprezar amizades e compromissos, em função exclusiva de uma ambição ilimitada”(p.9).
[...]”de todos esses monumentos que acabava de