metodologia cientifica
FORMAS DE CONHECIMENTOS
As formas de conhecimento podem ser resumidas como as maneiras que o homem, ao longo de sua história, encontrou para explicar o mundo que o cerca. Neste objeto de estudos abordaremos sobre elas que, a saber, são: conhecimento mítico; filosófico; teológico e científico.
* Conhecimento mítico: Como mencionado à introdução, trata-se de uma forma de conhecimento não-lógico, fantasioso, isto é, embasa-se na sensação de que existem modelos naturais e sobrenaturais donde advém o sentido de tudo o que existe; ajudando o ser humano a “esclarecer” o mundo por meio de alegoria; não é produzido através de experimentações científicas, e sim a partir da imaginação humana. Por exemplo, na mitologia grega, o comportamento do mar, isto é, se havia tempestades em alto mar, ondas fortes, escassez de peixes, ou o contrário, era resultado do temperamento de Posseidon, governador dos mares; um dos muitos deuses da mitologia grega.
* Conhecimento teológico: Fundamenta-se na fé, ou seja, na adesão ou na aceitação pessoal a Deus e seus desígnios. “É a exposição sistemática que tem por objetivo um credo religioso ou uma divindade. A teologia posiciona-se num campo intelectual, enquanto que as crenças pertencem à esfera emocional”. O conhecimento teológico parte da compreensão e da aceitação de um Deus ou deuses, os quais constituem a razão de ser de todas as coisas. Eles “revelam-se” aos humanos e lhes transmitem suas verdades marcadamente incontestáveis, assim, não é necessário à razão compreendê-las, e sim aceitá-las, são leis absolutas. O teólogo busca continuamente racionalizar a fé, que é algo de essência místico-emotiva. A Teologia cristã,