quimica, ácidos
Os experimentos citados neste relatório têm como intuito abranger e dar uma visualização clara dos conceitos de polaridade e solubilidade. O objetivo é constatar a natureza polar ou não polar de uma substancia, e no que isso influência na sua solubilidade em determinados solventes. Além de um teste da ação de um campo elétrico próximo a molécula.
Materiais:
Bureta.
Suporte universal.
Béquer.
Bastão plástico (caneta esferográfica).
Tubos de ensaio.
Álcool etílico.
Tolueno.
Água.
Óleo comestível.
Iodo.
Cloreto Sódio.
Pipeta graduada.
Métodos
Parte 1. A ação de um campo elétrico:
Foi montado a bureta no suporte universal, colocando sob ela um béquer de 150mL de água. Depois de carregada a bureta com a água foi a vez de carregar um bastão de plástico (caneta esferográfica) com elétrons, para isso foi promovido o atrito da mesma contra o cabelo. Após o procedimento anterior foi aberta a torneira da bureta deixando assim cair um fio constante de água, e com o bastão plástico próximo ao fio de água foram feitos movimentos ao longo do deste fio de água.
Parte 2. Comprovando experimentalmente a polaridade prevista para o álcool etílico:
Para esse experimento foram separados 2 tubos de ensaio nº1 e nº2. Foi adicionado 2ml de água no tubo 1 e 2ml de tolueno no tubo 2, após isso foi adicionado com a ajuda de uma pipeta graduada 2ml de álcool etílico em ambos os tubos. Os tubos foram agitados, a miscibilidade do álcool verificada e o conteúdo dos 2 tubos foram descartados adequadamente.
Parte 3. Solubilidade e miscibilidade de substancias:
Para esse experimento foram separados 3 tubos de ensaio, em cada um deles foi adicionado 1/3 de certa substancia. No tubo nº1 foi adicionada água, no nº2 álcool e no nº3 tolueno. Em seguida foi adicionado 2 gotas de óleo comestível em cada um dos três tubos, os tubos foram agitados, a miscibilidade verificada, o conteúdo de todos os tubos foi adequadamente