MIsturas Azeotrópicas Eutéticas, Alotropia
Tema 1: Misturas Eutéticas e Azeotrópicas
Algumas misturas têm o comportamento igual ao de substâncias puras quando são levadas à ebulição e fusão, apesar de serem formadas por dois elementos ou compostos distintos. Elas podem se classificar em azeotrópica ou eutética:
Misturas Azeotrópicas: Possuem o mesmo comportamento de substâncias puras em relação à ebulição, isto é, a temperatura não se altera do início ao fim desse processo ( PE constante).
Exemplos: álcool etílico + água, acetona + metanol, álcool etílico + clorofórmio.
Misturas Eutéticas: Possuem o mesmo comportamento de substâncias puras, mas este no processo de fusão, isto é, a temperatura não se altera do inicio ao fim da fusão ( PF constante ).
Exemplos: ligas metálicas em geral. A solda é uma mistura eutética de Estanho e Chumbo. O bronze é uma mistura de cobre com estanho, impossível separar por fusão.
Representação através de gráfico:
Mistura azeotrópica: PF varia e PE permanece constante. O intervalo de fusão é indicado após o líquido passar pelo estado sólido.
imagem
(mistura azeo graf 1)
Observação: Se a curva apresentasse variação nos dois pontos (PF e PE), ela representaria uma mistura comum. Mas como apenas um dos pontos apresenta variação, no caso a temperatura de fusão, essa mistura recebe o nome de azeotrópica.
Mistura eutética: PF constante e PE variando. Repare que o intervalo de ebulição é indicado pela ascensão da reta, ou seja, a temperatura aumenta, enquanto que o ponto de fusão é indicado pelo traço constante.
imagem
(mistura azeo graf eutetica)
Tema 2: Alotropia
Na química, a palavra alotropia pode significar "maneira diferente" e designa a capacidade de um elemento químico formar duas ou mais substâncias simples diferentes. Um exemplo é o elemento químico Oxigênio. Pode-se ter vários átomos de Oxigênio para formar substâncias diferentes. O2 é o gás oxigênio, que os animais utilizam na